sábado, 28 de abril de 2012

Mina de Mua

Boas blogueiros! Desta vez vamos falar sobre a Mina de Mua que faz parte das minas de ferro de Moncorvo.
O arranque da exploração mineira será feito através de lavra a céu aberto e posterior beneficiação para produção de concentrados de Fe a partir do minério da jazida da Mua, com reservas medidas e indicadas de 120 Mtons.
A MTI, empresa constituída por capitais nacionais e estrangeiros, que conta entre os seus accionistas com empresários e quadros técnicos de elevado valor e com uma vasta experiência mineira, pretende otimizar a produção de ferro instalando um sector de desenvolvimento e inovação em Moncorvo, e também com o aprofundamento dos conhecimentos sobre as jazidas de minério de ferro e com um  projecto sempre balizado com as mais avançadas tecnologias utilizadas na indústria internacional esta otimização de produção poderá ser alcançada.
Gráfico da produção da mina de Mua

Como vemos no gráfico veificamos que a produçãao vai aumentando de ano para ano passando de 1Mton de produção no segundo ano de exploração até 16 Mton no sexto ano de produção.

No que diz respeito à logistica do terreno temos em conta os seguintes aspetos:
  • Correia transportadora desde a mina até à unidade de beneficiação;
  • Abastecimento de água disponível a menos de 1 km. Barragem de rejeitados a cerca de 1 km;
  • Transporte de concentrado de Fe até aos cais de carga, ferroviário e fluvial, no Pocinho, a 16 Km de distância da Mina;
  • Novo cais de carga para barcaças de 2.500 toneladas a ser construído no rio Douro, junto ao Pocinho;
  • O transporte do concentrado de Fe, para os portos de Aveiro e Leixões, será feito, numa primeira fase, por via ferroviária ou por via fluvial;
  • A MTI está a desenvolver um projecto de construção de um mineroducto, entre a mina e o porto de Aveiro, que permitirá uma elevada capacidade de escoamento e uma redução de custo de transporte de 8:1.
Todos estes factores são determinantes para uma maior facilidade e eficácia no transporte dos recursos, e na exploração da mina.

Sem comentários:

Enviar um comentário