sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Gronelândia


A Gronelândia é uma região autónoma dinamarquesa que ocupa a ilha com o mesmo nome e situa-se na costa noroeste da América do Norte. Trata-se da maior ilha do mundo, possuindo mais de 44 mil quilómetros de linha de costa, e onde a densidade populacional é reduzida, e concentrada em pequenos povoados junto à costa. Nesta parte do mundo, a vegetação é habitualmente dispersa, havendo uma escassa área de floresta no município de Nanortalik, no extremo sul, perto do Cabo Farewell.

O clima tem características árticas e subárticas, com Verões frescos e Invernos extremamente frios. A costa é composta, na sua maioria, por rochas e falésias, sendo o ponto de menor altitude o nível do mar e o mais alto o Gunnbjorn, com 3700 metros.
O interior desta ilha encontra-se coberto por densas camadas de gelo, que em alguns locais podem chegar a dois ou três mil metros de espessura, o que torna a fixação humana naturalmente impraticável. As horas de sol no decurso do Inverno são mortas levando seus habitantes a construírem casas com cores fortes e alegres para contrabalançar com o tempo sempre cinzento e carregado.


Com estas circunstâncias climáticas, a agricultura torna-se muito difícil,fazendo com que a criação de gado se afigura como uma boa opção, assim sendo, as ovelhas (aminal mais criado neste local) são, juntamente com a pesca, um elemento importante da atividade económica da Gronelândia.



Reflexão: 
Ao realizramos esta publicação, ficamos a conhecer de uma forma sucinta a constituição esta ilha colossal, um local por explorar onde podem existir formas de vida, animais e plantas ainda desconhecidas ao Homem, Homem esse que se conseguiu adaptar ás caracteristicas climáticas da Gronelândia, onde o clima tem características árticas e subárticas, com Verões frescos e Invernos extremamente frios. Para isso, e para ser bem sucedido o Homem fez construções e criação de animais como as que vemos nas figuras ao lado...



Sem comentários:

Enviar um comentário