segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mármores do Palácio de Mafra (Extracção da pedreira de Pêro Pinheiro)

A vila de Pêro Pinheiro está associada às indústrias de mármore há mais de dois séculos. As pedreiras de Pêro Pinheiro localizam-se no concelho de Sintra e foi destas que foram extraídos os mármores utilizados na  construção do Palácio Nacional de Mafra.
Palácio Nacional de Mafra

O mármore utilizado na construção da basílica do Palácio está representado na figura seguinte:

As explorações de Rocha Ornamental estendam-se desde a Fervença até à vila dos Negrais. A actividade extractiva está fisicamente condicionada pela ocupação da superfície.Como actividade extractiva (mineira)associa-lhe o impacto ambiental negativo da extracção, dos materiais não aproveitados (rejeitados) e das antigas explorações que se tornam em reservatórios de água. A quantidade de Rocha Ornamental produzida  em Pêro Pinheiro é hoje muito superior  ao passado.






Pedreira de Amarelo Negrais
Reflexão:
Foi interessante publicar este artigo porque a nossa turma foi há pouco tempo visitar o Covento e gostámos de saber a pedreira de onde foram extraídos os mármores para a sua construção. Verificámos que as pedreiras de Pêro Pinheiro situadas no concelho de Sintra foram as pedreiras de onde foram extraídos estes mármores.

Sem comentários:

Enviar um comentário