sábado, 4 de fevereiro de 2012

Recursos Hidricos em Fafe

Olá a todos! Para esta publicação pensamos em falar da nossa cidade mais propriamente dos nossos recursos hídricos. A cidade de Fafe é atravessada por vários rios afluentes de rios principais. Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.
Figura 1
Figura 2
Nestas figuras é possível ver o maior recurso hídrico de Fafe, a barragem de Queimadela. Esta barragem é alvo de vários tipos de práticas desportivas tais como canoagem, natação fluvial, rappel, orientação, entre outros. Turisticamente é um dos pontos de maior interesse da nossa pequena cidade devido à sua beleza natural tal como é percetível no vídeo a seguir:



Central Hidroeléctrica de Santa Rita


A Central Hidroeléctrica de Santa Rita foi erguida na margem esquerda do Rio Vizela, na freguesia de Fornelos, concelho de Fafe.
As primeiras centrais hidroeléctricas em Portugal datam de finais do séc. XIX, inícios do séc. XX. Tinham uma dimensão local e destinavam-se a servir a iluminação pública de uma povoação ou a força motriz de uma fábrica.


Tudo isto só é possível através da força da água, neste caso do rio Vizela. Atualmente esta central já não se encontra em funcionamento, tendo sido restaurada e transformada num museu.
Alguns metros acima da central, o rio é utilizado para canoagem profissional, tal como na barragem.



Figura 3- Local onde é possível impedir a circulação da água, para sua acumulação.


Figura 4- Canal por onde a água é encaminhada.

Reflexão:
Gostámos de elaborar este trabalho porque não foi um trabalho monótono ao contrário de muitos outros o que permitiu que nos divertíssemos enquanto o realizávamos. Tiramos proveito deste trabalho na medida em que ficámos a conhecer mais pontos geográficos e de interesse geológico em Fafe. 
É sempre um prazer partilhar as nossas experiências convosco. 

Bibliografia:

Sem comentários:

Enviar um comentário