Hoje, com esta publicação, nós queremos dar-vos a conhecer os diferentes tipos de glaciares, sendo eles os Calotes polares e os Glaciares de montanha, os glaciares de montanha ainda podem ser divididos em Glaciares de vale e glaciares de circo.
Calotes Polares
Calotes polares, são grandes massas de gelo que cobrem permanentemente, e quase por completo, o
relevo sobre o qual se depositaram.
Glaciares de Montanha
Glaciares de montanha, são também grandes massas de gelo porém não cobrem por completo a topografia da região onde se encontram, estando por vezes limitados por paredes rochosas escarpadas.
Glaciares de Montanha: Glaciares de vale e Glaciares de circo
Glaciares de vale
Glaciar de vale, é caracterizado por uma depressão em forma de "U", rodeada por vertentes muito
abruptas, que constituem áreas de acumulação de neve e cuja
extensão pode atinguir dezenas de quilómetros.
Glaciares de circo
Glaciares de circo, ocupam apenas uma depressão semiesférica, sendo frequentemente o resultado do recuo de um glaciar de vale, ficando o gelo confinado ao circo situado na zona de cabeceira.
Reflexão:
Atualmente, e com o aquecimento global, todas estas paisagens magníficas estão a desaparecer de forma muito acelerada, por exemplo na Gronelândia, em 2001 o glaciar entrou em "recuo rápido", e em 2005 já tinha recuado um total de 7.5 km, acelerando de 21,33 m/dia para 33.5 m/dia durante esse período, isto, leva-nos a refletir sobre esta aceleração causada pelo Homem e que pode levar os glaciares como sendo por vezes a "chave do passado" a desaparecer definitivamente...
Sem comentários:
Enviar um comentário